Existem vários tipos de Sistemas de Tratamento de Água que podem ser utilizados nos processos, sendo elaborados de acordo com a necessidade e especificações dos clientes.
Segue abaixo alguns dos Sistemas de Tratamento de Água que são elaborados pela SDR Engenharia:
PROJETOS DE ENGENHARIA E START-UP DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA “ETA COMPACTA ABERTA À GRAVIDADE”, PARA REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTE TRATADO PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA INDUSTRIAL.
Os Serviços de Engenharia abrangerão todo o Processo de Automação DA Estação de Tratamento de Água, e que é constituído essencialmente por:
O sistema de sanitização Clean-in-Place – CIP, é projetado para ser usado intensamente em todos os tipos de indústrias de processos. Desenvolvido em função das exigências de processo de sanitização, visando obter alta eficiência com a maximização dos benefícios dos custos operacionais.
Tem a finalidade principal de remover todos os resíduos sólidos, bem como, as contaminações dos equipamentos e tubulações industriais de processos. A tarefa de desmontar as plantas de processos para a limpeza requer tempo excessivo, o que se torna impraticável em todas as fases de produção. O CIP permite aos equipamentos e tubulações industriais das plantas sofrerem o processo de limpeza entre fases de operação, sem a exigência de desmontar ou entrar internamente nos equipamentos. Será realizado com sistemas automatizados e/ou manuais, e é um processo de confiança e repetitividade, que atende a todos os regulamentos técnicos de higiene especial requeridos nos segmentos farmacêuticos, etc.
As maiorias dos líquidos de limpeza e sanitização utilizados em sistema CIP são alcalóides ou ácidos, permitindo a dosagem exata do agente de limpeza concentrado, normalmente em água, ou uma solução de baixa concentração apropriada nos processos de limpeza. Esta solução é usada dentro da planta industrial a fim de limpar e sanitizar o sistema antes do funcionamento da produção seguinte.
TANQUES DE PREPARO, com diversas capacidades, encamisado, corpo cilíndrico vertical.
Esterilização tipo “STEAM-IN-PLACE” é tipicamente utilizada após um pré-tratamento de limpeza dos equipamentos e tubulações de processos ou após o processo CIP, usando-se vapor saturado limpo/puro na pressão de até 3,0barg, temperatura mínima de 121 ºC e pelo tempo de exposição mínimo de 30 minutos, o que garante efetivamente a comprovação do processo de esterilização. O intervalo e a temperatura do vapor usados devem ser extensivamente projetados e validados para o sistema a ser esterilizado.
Este sistema está cada vez mais sendo adotado pelos usuários de equipamentos, principalmente pelo fato do vapor ser introduzido no sistema via pressão e com taxa de fluxo, o que não ocorre com os sistemas de autoclaves que depende da difusão do calor interno no processo de esterilização.
Esterilização por vapor é a mais efetiva forma de esterilização, uma vez que o vapor introduz 200 vezes mais taxa de capacidade de transferência de calor do que o ar atmosférico. O organismo indicador da esterilização é o BacillusStearothermophilus. A maior vantagem da esterilização por vapor é a capacidade de eliminação das conexões assépticas seguida da esterilização. Deve-se usar o vapor puro para este processo de esterilização, pois se encontra livre de pirógenos e produtos químicos, sendo produzido após a água estar desmineralizada ou água purificada.
O material de condução do vapor para o processo deve ser preferencialmente o aço inoxidável.
O tempo e a temperatura de S.I.P. depende da taxa do fluxo, a soma do método no sistema e a uniformidade do aquecimento.